Logo
Tenho um Código
vod

Programa Brasileiro - "Cidade Incerta", Balé da Cidade de São Paulo

Disponível até 31 de dezembro de 2021

vod

Programa Brasileiro - "Corpus", Balé da Cidade de São Paulo

Disponível até 31 de dezembro de 2021

vod

Jackie

Disponível até 31 de dezembro de 2021

vod

Another Play

Disponível até 31 de dezembro de 2021

SINOPSE

Coreógrafo e Mestre de Ballet a tempo inteiro desde que abandonou funções como bailarino solista na Alemanha, Hildesheim, 2006. É também Mestre de Dança Moderna, técnica Graham. Incontornavelmente referenciado como uma das maiores vozes nacionais e internacionais do tecido cultural da dança e criação artística portuguesa. Foi distinguido com prémios no Ballet Real da Flandres, na competição de Solos “Tanz-Theater” em Estugarda e também o prémio Sociedade Portuguesa de Autores de melhor coreografia em 2014, entre outros. Criou em diversas companhias de enorme relevância nacionais e internacionais (com críticas de grande elogio ao seu trabalho fora e dentro de Portugal). Foi membro Fundador da TOK’ART onde desenvolveu grande parte da sua actividade coreográfica e de artista associado a diversas entidades nacionais, destacando o Centro Cultural do Cartaxo, o Teatro Viriato (Viseu) e o Teatro Maria Matos (Lisboa). Atualmente trabalha sobre a identidade: ´Cortex Works´, – a sua estrutura a solo. Tem trabalhado extensivamente no Brasil, Europa e Escandinávia. O seu trabalho já passou por quase todos os continentes existentes. Recentemente e em período de confinamento estreou a peça “Another Play - The Depression” que irá desenvolver futuramente num outro formato em Los Angeles e está envolvido numa criação no Rio de Janeiro de grande escala com previsão de estreia em 2022. O seu trabalho foi acompanhado pela RTP2 em 2016 no Brasil, e nele se encontram testemunhos raros sobre o seu projecto de trabalho e vida, e, visível na RTP PLAY no episódio 15 da série Portugal que Dança.

Nesta apresentação online o coreógrafo apresenta-nos 4 peças distintas, um programa com o Balé da Cidade de São Paulo (Companhia maior no Brasil), - nesse programa podemos assistir a “Corpus” e a “Cidade Incerta” (peça que passou em Portugal no Ano Brasil /Portugal), - escreve-nos Luísa Roubaud em conversa com o coreógrafo sobre Cidade Incerta “Hoje, atribui aos seus processos criativos um pendor intuitivo e místico; todavia, a forma de compor patenteia também – apetece dizer – uma forma específica de inteligência. Da riqueza composicional e do amadurecimento do coreógrafo nos dá conta a peça de São Paulo, onde a heteronomia pessoana foi ponto de partida para a atmosfera onde inscreveu a eloquência dos intérpretes brasileiros; um incessante fluxo de movimento pontuado de subtilíssimas notas de imprevisibilidade, e longínquos ecos do pulsar da urbe paulistana; e, também, uma estética a evidenciar um traço autoral, continuidade essa que “talvez esteja na hora de repensar”, confidencia,…” L. R.

Em “Jackie”, que teve estreia na Cidade das Artes do Rio de Janeiro, vemos uma linguagem muito mais aproximada daquilo já vulgarmente chamada de Dança-Teatro, onde Mesquita recorre ao monólogo de Elfriede Jelinek (Prémio Nobel de Literatura em 2004) com o mesmo Título e que pertence a uma série de peças para teatro de nome “Os Dramas das Princesas”.

Em pleno confinamento o coreógrafo apresentou a sua última produção (candidatura Mural 18 para a AML), - “Another Play - The Depression”, e onde assistimos a uma aparente peça biográfica que contém ainda uma forte homenagem à sua Avó (artista de música da década de 40 e 50).

"Another Play" remete-nos para atmosferas a solo em que a sinopse pode ser tão somente algo como ´Que o medo é uma corrida e um coração pode morrer em menos de 20 segundos.

Logolivestage@ticketline.pt
Edifício Arcis
Rua Ivone Silva, n 6 - 8º esquerdo
1050-124 Lisboa
© 1999 - 2021 Ticketline. Todos os direitos reservados
Referência MB
MBWay
Mastercard
VISA
PayPal

Powered by

Logo