Logo
Tenho um Código
live

19 de março de 2022, 21:00

Filoctetes

Live Stage

6.50€

Se já tem bilhete, faça login aqui.

Comprar para oferecer.

Sobre o espetáculo

Ao chegar morto a Tróia, pela espada de Neoptólomo, o Filoctetes de Müller não aparece como um dos heróis da guerra, mas como um cadáver que é útil à missão dos Aqueus, que serve a Guerra do Peloponeso, que não é senão a causa defendida por Ulisses. Este final pisca o olho à versão de Brecht, A Balada do Soldado Morto, em que a máquina de guerra se aproveita sempre dos heróis quer estejam vivos ou mortos.

A peça de Müller permite uma reflexão sobre as várias camadas de que é feito o nosso tecido social, colocando os humanos diante das suas próprias contradições. Neste trabalho de reescrita do texto de Sófocles, Müller reformula radicalmente as personagens originais, dando-lhes uma roupagem atual, mantendo, no entanto, uma carga dramática intensa. Mostra ao leitor/espectador um Ulisses pragmático, ardiloso e oportunista, um Neoptólomo inocente, um aprendiz que se transforma em soldado e que surge como um novo herói franco e persuasivo e um Filoctetes revoltado e traído, a ‘vítima política’ que está para além da história.

É sobre este estado de coisas com as quais vivemos e refletimos no nosso dia a dia que a HIPÉRION Projeto Teatral traz até si um texto fundamental da Tragédia Grega, agora numa versão muito particular de Heiner Müller.

Texto

Heiner Müller

Tradução

José Maria Vieira Mendes

Encenação

Jaime Rocha

Mário Trigo

Dramaturgia

Jaime Rocha

Mário Trigo

Interpretação

Filipe Araújo

Miguel Coutinho

Pedro Jesus

Espaço Cénico

Nisa Eliziário

Figurinos

Joana Sabreiro

Direção Técnica

Show Ventura

Teaser

Ricardo Reis

Fotografia de Cena

Susana Chicó

Fotografia e Design

Tânia Cadima

Gestão e Direção de Produção

Joana Ferreira

Produção

HIPÉRION

Duração

80 minutos

Powered by

Logo